receita salgada, Receitas

Cardápio para a ceia de natal

03 dezembro 2012

Começamos dezembro, mês de festas que eu ADORO!! E depois que casei passei a gostar ainda mais, pelo fato de poder decorar minha casa, montar minha própria ceia, e fazer lembrancinhas elaboradas para as pessoas que eu gosto de presentear nessa época.

natal

Por isso, nesse mês vamos dar várias dicas por aqui: de receitas, à decoração, até lembrancinhas natalinas que você mesma pode fazer.

Vamos começar com uma dica culinária, para quem vai oferecer a ceia de natal em casa e está à procura de uma receitinha prática, diferente e gostosa.

Este ano não vou oferecer uma ceia na minha casa, mas vou reunir alguns amigos para um almoço em clima de natal. Estou pensando ainda na decoração da mesa e no que vou preparar de sobremesa, mas o cardápio principal eu já defini: Peru, legumes cozidos, arroz de laranja e purê de batatas com alho assado. 

O peru e os legumes cozidos todo mundo sabe fazer, então vou passar para vocês as receitas do arroz de laranja e do purê de batatas com alho assado. Vamos começar com o purê!

Este purê é simplesmente DIVINO! Ótimo para variar o purê tradicional no dia a dia, e nessa ocasião vai dar um ar super diferente na sua ceia!

purê de batata com casca

PURÊ DE BATATAS COM ALHO ASSADO

Rendimento: 4 porções

Comece preparando o alho assado. Você vai precisar de:

  • 1 cabeça de alho
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 colher de chá de suco de limão
  • Sal a gosto

Pré-aqueça o forno a 200 graus. Corte 1/4 do topo da cabeça do alho para expor os dentes:

alho assado

Coloque o alho em um pedaço de papel alumínio e acrescente o suco de limão:

alho assado

A manteiga:

alho assado

E finalize com o sal.

alho assado

Embrulhe a cabeça do alho com o alumínio

alho assado

Leve ao forno por 1 hora, ou até que os dentes de alho estejam macios e dourados, como na foto abaixo:

alho assado

Descasque o seu alho assado, jogue a casca fora e reserve os dentes do alho.Em seguida, faça o purê de batatas:

  • 500g de batatas asterix {aquela batata roxinha}, bem lavadas e cortadas em rodelas.
  • 1/3 de xícara de leite integral
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • Sal e pimenta do reino a gosto

Encha uma panela com água e sal e coloque as batatas para ferver {neste purê as batatas são feitas com a casca! Use uma escovinha para limpar bem suas batatas, ou esfregue bem com as mãos}. Quando as batatas estiverem macias, escorra a água e separe as batatas cozidas.

purê de batata roxa

Em uma panela, derreta a manteiga e acrescente as batatas cozidas e o alho assado:

purÊ de batatas roxas

Com um amassador, vá amassando as batatas e o alho, até que estejam bem misturados. Acrescente o leite e tempere com sal e pimenta do reino à gosto.

pure de batatas roxas

Pode parecer que colocar uma cabeça inteira de alho vai ficar super forte, mas como ele é assado, o gosto fica super suave. De qualquer forma, se preferir, pode usar apenas meia cabeça de alho.

Fica uma delícia!! Na ocasião dessa foto, eu servi com frango assado e legumes na manteiga para um almoço só para mim e meu marido. Mas gostei tanto que na hora já defini que faria parte do meu almoço de natal!

purÊ de batatas com alho assado

purê de batatas

Na próxima semana coloco a receita do arroz de laranja por aqui!

Bjs,

Ariane

7 Comentários
Compartilhe:

7 Comentários em Cardápio para a ceia de natal

  1. Carolina M. de Azevedo em 3/12/2012

    Parece uma delícia Ariane, vou testar!
    Uma coisa que eu fiz para dar de presente para amigos e parentes agora no final do ano são mini bolinhos, no mini loaf pan…. são deliciosos e qnd vc coloca numa embalagem de natal ficam lindos! A melhor parte é que não fica muito caro.

    • Ariane Benatti em 3/12/2012

      Carol, você vai gostar desse purê, a gente tirou a idéia de um que a gente comeu em Orlando, lá é comum comer purê com casca, né? E quanto aos bolinhos, lembrancinhas homemade são mesmo ótimas! O que eu vou fazer é algo parecido, vou colocar aqui e acho que vc vai gostar!!

      bjinhos

  2. Julia Ko em 3/12/2012

    esse alho eh mto booooooooom

  3. Laine Carvalho em 11/12/2012

    Quero a receita do arroz de laranja, pq aqui em casa o q nunca falta é laranja rsss meu filho e nora ama bolo de laranja…bjus aguardo vou fazer hj esse pure

    • Ariane Benatti em 11/12/2012

      Oi, Laine! Adorei seu comentário!!
      Pode deixar que vou colocar, na minha casa também sempre tem laranjas..já dei várias receitas com laranjas por aqui, você viu? Uma delas é um bolo de laranja ma-ra-vi-lho-so!!
      (Depois me fala se o purê deu certo!)

      bjs

Deixe seu comentário!