receita doce

Bolo para o aniversário do meu marido

15 janeiro 2013

Quem nunca seguiu uma receita direitinho e no final não deu certo? Essas receitas “falha nossa” já aconteceram e ainda acontecem comigo. A última da vez aconteceu nesse sábado:

Fomos a um restaurante comemorar o aniversário do meu marido. Eu, é claro, me comprometi a levar o bolo. Adorei a oportunidade, tinha inúmeras idéias na cabeça..inventei que faria um bolo “Nescau balls”, que nada mais é que um bolo com as bordas enfeitadas com bolinhas de Nescau balls.

Fiz a massa seguindo uma receita que peguei no The Cookie Shop:

Bolo de chocolate

  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 1 e 1/2 xícara de chocolate em pó
  • 1 e 1/2 colher de sopa de fermento em pó
  •  2 e 1/2 xícaras de açúcar refinado
  •  6 ovos
  • 1 e 1/4 xíc de óleo de canola, milho ou girassol
  • 1 e 1/4 xícara de leite

Unte e polvilhe com farinha de trigo duas assadeiras redondas de 20cm de diâmetro {eu coloquei toda a massa em uma assadeira de 24cm de diâmetro}. Preaqueça o forno a 180 graus.

Numa tigela grande, peneire juntos a farinha, o chocolate em pó e o fermento. Reserve.

bolo de chocolate

Misture o leite e o óleo. Reserve.

bolo de chocolate

Na batedeira, bata os ovos com o açúcar até ficar clarinho e dobrar de volume.  Junte a mistura de leite/óleo e os ingredientes secos peneirados aos poucos, sem parar de bater, até ficar homogêneo. Divida a massa entre as assadeiras preparadas (no meu caso, coloquei toda a massa em uma forma) e leve ao forno por aprox. 30 minutos.

bolo de chocolate

A receita dizia que o bolo deveria ficar meia hora no forno, quando deu meia hora, fiz o teste do palito no meio do bolo e ele saiu completamente úmido..só que as bordas estavam começando a queimar! Diminuí a temperatura do forno e deixei ele lá..acho que por uns 50 minutos. O bom é que ele finalmente assou por completo, o não tão legal é que ele ficou com formato de vulcão!haha

bolo de chocolate

Alguém sabe o que causa esse efeito?!

Fiquei olhando pra ele..faço outro ou uso esse mesmo?

bolo de chocolate

 

Tirei uma lasquinha e vi que o sabor estava delicioso..decidi que iria em frente com meu bolo em formato de vulcão! 🙂

Fiz o recheio de baunilha: coloquei na panela uma lata de leite condensado, uma gema, ½ colher de chá de essência de baunilha e uma colher de sopa de maisena dissolvida em uma lata de leite {lata do leite = medida da lata de leite condensado}. Levei tudo ao fogo baixo, mexendo sempre até engrossar. Reservei.

Para a cobertura, fiz um brigadeiro de panela tradicional. Reservei.

Quando o bolo estava completamente frio, cortei ao meio e coloquei o recheio.

bolo de chocolate

 

bolo sem cobertura

Finalizei com a cobertura de brigadeiro e comecei a colocar as bolinhas nas laterais do bolo, uma à uma.

bolo com cobert

bolo de chocolate

Estava gostando do efeito, até que as bolinhas começaram a deslizar. Eu pensei que o brigadeiro, grudento do jeito que é, seria capaz de segurar os confeitos. Que nada! Fez a maior meleca e nenhuma bolinha parou no lugar. O jeito foi jogar uns confeitos de miçanga para ele não ficar tão peladinho..

bolo de chocolate

Apesar de não ter ficado com a aparência que eu queria, o sabor ficou muito bom! Todo mundo gostou e não imaginam a novelinha que foi tentar fazer esse bolo de aniversário.

bolo de chocolate

bolo de chocolate

Nestes casos, acho que o essencial é não apavorar. Esse bolo é prova disso! E se nada der certo, você passa em algum lugar e compra algo pronto..e tenta de novo em outra oportunidade! Cozinhar é assim mesmo..tentativa e erro, até ficarmos craques! 😉

FALANDO EM COZINHAR, vocês já se inscreveram para ganhar as forminhas para mini tortas? O sorteio já é amanhã! Caso ainda não tenha se inscrito, clique aqui!

Bjs,

Ariane

13 Comentários
Compartilhe:

13 Comentários em Bolo para o aniversário do meu marido

  1. Mical em 15/01/2013

    Estava mesmo uma delícia, o sabor do bolo ficou bem leve e o doce recheio balanceou, delicia!!

    • Ariane Benatti em 16/01/2013

      Que bom que vocês gostaram..e no dia seguinte estava ainda melhor né? Só não conta pra Aline!rsrs

      bjs

  2. Aline em 15/01/2013

    quero de novooooooooooo

  3. gracieleteles em 15/01/2013

    Hummmmm, que cara boaaaaaa!!! #salivei
    Ariri, não sei a explicação, mas sempre meus bolos de chocolate ficam com esse formato de vulcão, e craqueladinhos, e a explicação que me deram é a quantidade de açúcar que é grande nessas receitas. Agora diminuo e confesso que melhorou, mas não ficam tão gostosos e acho até que não fica tão bonito.

    • Ariane Benatti em 16/01/2013

      Graci, fiquei aliviada em saber que isso também acontece com você! Vejo as fotos dos bolos e docinhos que você faz todos com uma cara ótima, não imaginei que seus bolos de chocolate também ficavam com formato de vulcão!rsrs
      Obrigada por compartilhar a dica! Acho que vou continuar fazendo desse jeito também..fica estranho mas muito bommmm!!

      bjs

  4. daniela em 16/01/2013

    Meus bolos sempre ficam feios…kkkk…mas deliciosos!

    • Ariane Benatti em 16/01/2013

      rsrsrs, que bom que não são só os meus!rsrs
      eu já errei muitos bolos..de cenoura principalmente, fica cru e horrível.
      Esse ficou com aparência de monstrinho mas estava uma delíciaaa..no fim fiquei até orgulhosa dele!hehehe

      bjs

  5. Bel em 24/01/2013

    Ariane, lendo seus comentários vi que seu bolo de cenoura nunca dá certo. Comigo sempre aconteceu isso, ficava cru e pesado. Já tinha desistido de fazer até que ao ver na tv o bolo sendo feito, descobri aonde estava errando. A cenoura deve ser picada em pedaços bem pequenos (eu colocava pedaços maiores) e a colher de fermento tem que ser rasa. Ah e também vai uma pitada de sal. Pra mim deu certo, depois disso toda vez que faço fica fofinho e delicioso e faz o maior sucesso!

  6. Bel em 24/01/2013

    A matéria é antiga mas consegui achar o link para você. Espero que goste! http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/07/aprenda-fazer-bolo-de-cenoura.html

    • Ariane Benatti em 25/01/2013

      Bel,
      Muuuuito obrigada pelas dicas! Vou arriscar tentar fazer de novo um bolo de cenoura..meus dois últimos ficaram horríveis!! Depois te falo no que deu!

      Bjs

  7. Bel em 25/01/2013

    Espero que dê certo. Pra mim nunca mais deu errado rs… Bjs

Deixe seu comentário!